Principais Indicações
A radiofrequência é indicada para reduzir celulite moderada, estimular a produção de colagénio e elastina, combater estrias e fibroses, melhorar a aparência de cicatrizes, combater gordura localizada e flacidez (abdómen, culote, flancos, braços).
Também se utiliza a radiofrequência no tratamento de rugas no rosto, devido à penetração das ondas nas camadas mais profundas da pele. Isto permite ativar a regeneração natural do colagénio para melhorar a elasticidade, a oxigenação e a hidratação e estimular, através do calor, os fibroblastos na pele para lhe dar mais firmeza.
Como Funciona?
O aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo, provocando a contração do colagénio existente. Por outro lado, a temperatura elevada induz a produção de mais colagénio e fibras de elastina, assim como um aumento do metabolismo local. Esta renovação celular melhora a aparência, sustentação e firmeza da pele.
Efeitos Secundários
Após a sessão de radiofrequência pode ocorrer uma sensação de rubor, que desaparece ao fim de algumas horas.
Eficácia
Considerando que as células da derme precisam de pelo menos 30 dias para produzir colagénio de tipo I, e 90 dias a produzir colagénio de tipo III, os resultados começam a ser visíveis a partir da 3º sessão de tratamento. Os resultados mantêm-se durante diversos meses, no entanto, devido ao envelhecimento natural da pele, é conveniente realizar sessões de manutenção anuais.
Nº de Sessões
Ao longo do tempo a quantidade de sessões acaba por ter um efeito cada vez mais positivo, colocando resultados visíveis. Na opinião dos especialistas, aconselham-se entre 6 a 10 sessões, com um intervalo de 1 semana entre cada sessão.
Contraindicações
A radiofrequência não deve ser realizada nas seguintes situações: doenças de pele, gravidez, problemas de coagulação e tumores, doenças infectocontagiosas, durante tratamentos de quimioterapia, doenças endócrinas como diabetes, histórico de trombose profunda, durante o consumo de medicamentos como anticoagulantes e corticoides, próteses metálicas, tatuagens e maquilhagem definitiva.